quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Construção Civil é o setor que mais cresce no Cariri

Foto da matéria

Clique para Ampliar

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL em construção na cidade de Juazeiro do Norte, onde investimentos públicos e privados aquecem o setor, gerando renda e empregos para a população

Clique para Ampliar

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO Civil em Juazeiro do Norte participam de curso de qualificação, uma necessidade cada vez mais crescente na região

29 de Outubro de 2009

Municípios do Cariri, especialmente Juazeiro, têm ampliação do mercado de trabalho na construção civil

Juazeiro do Norte. O mercado da construção civil na região do Cariri é o que mais cresce e emprega nos últimos anos. Em 2009, os números refletem essa realidade de forma surpreendente em relação ao ano passado. Segundo dados do Sistema Nacional de Emprego - Instituto de Desenvolvimento de Trabalho (Sine/IDT), o setor é disparado o que mais emprega. Este ano, são 18% no nível de empregabilidade em relação aos 4% do ano passado.

Este setor ficou à frente do comércio, que registrou crescimento de apenas 4% em relação ao ano passado. Somente no município juazeirense, segundo dados do Sindicato dos Empregados da Construção Civil, estão atuando tanto com carteira assinada quanto informalmente cerca de 9 mil pessoas. Nas obras há carência de profissionais qualificados.

As construções diversificadas nos setores público e privado têm dado uma grande contribuição para esse crescimento. As universidades, ampliação de comércio, a transferência de funcionários públicos federais, ampliação de setores como a saúde e a educação têm atraído os profissionais para a cidade, contribuindo principalmente para a construção de condomínios residenciais e edifícios.

Esse processo tem contribuído para a verticalização da cidade. Tanto é que empresas aumentam investimentos na construção dos novos prédios. Na Lagoa Seca, considerado bairro nobre da cidade, esse novo perfil urbano tem se tornado mais evidente e são comuns as construções em diversas áreas da localidade. São vários condomínios de classe média sendo erguidos na cidade. As construtoras investem pesado, mas há carência de dados que evidenciem de uma forma real esse crescimento. A superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Ceará no Cariri, Patrícia Coelho, afirma que tem dificuldades de reunir todos os esses números para ter, pelo menos, uma realidade aproximada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário